A maior figueira do Rio Grande do Sul

A maior figueira do Rio Grande do Sul
O IBAMA passou o problema para a FEPAM. Uma pergunta que fica, será que antes da queda de 30% da Figueira da Paz, uma solução será tomada.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

UM ANIVERSÁRIO PARA ESQUECER

Um ano se passou e o Blog de Arambaré continua batendo na mesma tecla.
A Figueira da Paz. O que fazer, deixei de divulgar muitas coisas bem legais da nossa Arambaré, por abraçar a causa da Figueira. O blog está com uma média de 300 acessos diários, recebo muitos e-mails pelo joaozinhoradio@gmail.com de apoio a nossa briga, no bom sentido, é claro. Como eu gostaria de poder postar “A Figueira finalmente vai receber o tratamento que merece" e como isso não acontece na prática fico triste Não entendo o porquê que só o blog de Arambaré toca no assunto. Será que é proibido tentar salvar a maior Figueira do estado e também a mais antiga?
Quando a parte rachada for cortada ou cair, a Figueira poderá perder o equilíbrio ,e poderão rachar outros galhos, ou até morrer.

Que mundo vivemos. Se estou errado peço desculpas aos amigos, principalmente àqueles que buscam informações sobre pousadas, culinária, turismo, etc... Eu não conseguiria simplesmente deixar de lado nossa Figueira onde, assim como eu, muitos veranistas e moradores ficam deslumbrados com a sua beleza, neste período em que o blog passou a relatar a doença da nossa Figueira, tem aumentado muito as visitas. Só que tirar uma foto com a família não é o suficiente. Temos que fazer uma corrente, passar adiante o que está acontecendo.
Este ano, se a Figueira sofrer o ato de crueldade e covardia de ser cortada eu não sei como os ambientalistas terão coragem de dizer que salvaram a maior Figueira do estado. Na teoria tudo está certo, mas na prática, isto é um outro problema.

12 comentários:

  1. Meu nome é Ivanete e moro na cidade de Bento Goncalves. A pouco tempo, fiquei sabendo deste lugar, por alunas minhas que ali tem parentes e amigos.Queria muito conhecer além da figueira, oa bela lagoa dos patos.
    Fico muito triste por saber que ainda EXISTEM PREFEITOS E AUTORIDADES QUE SÓ ENXERGAM O SEU PRÓPRIO UMBIGO.
    Deem apoio aos galhos com forquilhas e chamem os mestres em pesquisas deste tipo. Tenho certeza que haverá solucão. ESPERO QUE A POPULACÃO DESTA CIDADE SE MOBILIZE E ABRACE O SEU PONTO TURÍSTICO MAIS IMPORTANTE.
    ABRACOS,E SUCESSO...

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Ivanete e moro na cidade de Bento Goncalves. A pouco tempo, fiquei sabendo deste lugar, por alunas minhas que ali tem parentes e amigos.Queria muito conhecer além da figueira, oa bela lagoa dos patos.
    Fico muito triste por saber que ainda EXISTEM PREFEITOS E AUTORIDADES QUE SÓ ENXERGAM O SEU PRÓPRIO UMBIGO.
    Deem apoio aos galhos com forquilhas e chamem os mestres em pesquisas deste tipo. Tenho certeza que haverá solucão. ESPERO QUE A POPULACÃO DESTA CIDADE SE MOBILIZE E ABRACE O SEU PONTO TURÍSTICO MAIS IMPORTANTE.
    ABRACOS,E SUCESSO...

    ResponderExcluir
  3. Não conheço pessoalmente Arambaré, só pela internet e pelo que pude ver é um lugar lindo. Visitando o blog fiquei sabendo do problema da figueira. Como pode em pleno século XXI as autoridaes competentes não fazerem nada pra solucionar o problema. Como explicar as crianças que devem cuidar do meio ambiente, se os responsáveis por isto não fazem.A população deve se mobilizar para pressionar os que ocupam cargos nos órgãos responsáveis pelo meio ambiente tomarem uma atitude em defesa da figueira.Devem se utilizar da mídia como jornais de expressão, rbstv para que todo o estado fique sabendo do problema.Espero que o caso seja solucionado da melhor maneira possível.Abraço Meu nome é Mara e moro em Cerrito.

    ResponderExcluir
  4. Nossa não consigo me imaginar indo a arambare e não visitando a figueira é o simbolo de la por favor pessoal mobilizem se a favor dela afinal aonde ficara sua história.

    ResponderExcluir
  5. Somos apaixonados por Arambaré. Fomos há mais ou menos 18 anos atrás por 3 vezes acampar. No domingo retrasado, voltamos e alugamos uma casa. Vamos estar por aí de 23 de fev. a 5 de março.
    Adoramos!!!
    Tenho vários blogs. No blog My Photos, postei imagens de Arambaré. E vou postar sobre a cidade em outro blog: Viajando com Soninha.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente é uma pena o que está acontecendo com a Figueira da Paz em Arambaré. Conheço este lugar desde minha adolecência quando morei por alguns meses aí, pois minha mãe trabalhava na CRT.Crescí na beira da Lagoa dos Patos e foi em Arambaré que descobrí minha praia. Amo tanto este lugar que em minhas férias fico aí quase que direto. Minha filha tem 8 anos e não aceita ir para outro lugar. Este ano, levamos uma amiguinha dela para ficar conosco e uma outra amiga foi com os pais. Este trio de meninas me surpreendeu quando fomos na figueira fazer algumas fotos de lembrança. Elas viram que algumas pessoas mal educadas haviam jogado lixo como: copos de plástico, papéis, garrafas pet e latas de cerveja debaixo da figueira, retornaram na pousada e pegaram sacos de lixo e recolheram tudo o que os adultos mal educados tinham jogado.
    É por isso que eu ainda acredito num futuro melhor, Bem que o prefeito de Arambaré poderia aprender um pouco com a atitude das crianças e cuidar melhor não só da figueira mas do município também, ví uma mobilização muito grande para as festas e noitadas, mas a administração municipal não pode esquecer que o turista procura muito mais que isso, queremos um comércio forte e com variedades. Este ano fiquei 20 dias aí, levei minhas necessidades de Porto Alegre e quando acabou fui comprar em Camaquã, pois nos açougues daí eles ainda não aprenderam o que é picanha. A picanha deles pesa 1.800kg daí você vai ver é coxão, patinho, sei lá o que, mas picanha é que não é, sem falar nas outras coisas como verduras, frutas e a falta de educação de alguns comerciantes. quero ver quando o asfalto chegar, farei Arambaré/Camaquã em menos de meia hora e com certeza outros turistas farão o mesmo se os comerciantes não mmudarem sua postura e não melhorar o atendimento. E o município perde com isso.

    ResponderExcluir
  7. Ola ,uma boa sorte nessa luta pela preservação da nossa linda figueira,embora eu seja tão longe eu sou um pouco parte dessa terra,dessa figueira,e´ linda,e´deslumbrante,poderia falar varias coisas lindas sobre essa arvore e seria como chover no molhado,eu custo acreditar que os órgãos responsáveis vão ficar omisso com relação a preservação e os devidos cuidados com essa relíquia de Arambaré,do Rio Grande do Sul e até mesmo do Brasil.
    parabéns a todos que estão na vigília pela salvação dessa figueira ,e vamos lutar mesmo,Arambaré e´linda,maravilhosa ,tem muitas figueiras, mais essa A figueira da Paz e´a rainha delas ,de todas.
    vamos a lutar amigos de Arambaré ,vamos juntar forças e que os órgãos (competentes )tomem providencias.

    Parabéns pela iniciativa de brigar por ela,a grande figueira,espero voltar em breve para curtir essa linda cidade e com a figueira bem saudável alegrando a todos.

    AI, AI, QUE SAUDADES DE ARAMBARÉ!! UM ABRAÇO A TODOS DE ARAMBARÉ.

    SAN ANDRADE,TATUÍ-SP

    ResponderExcluir
  8. Eu fui me informar junto aos órgãos responsáveis, que já estão cientes... :(
    Infelizmente o que me disseram foi: ela nasceu, cresceu e agora vai morrer. É o ciclo natural de todas as coisas e como o problema dela é idade não podemos interferir.
    Dito pelo diretor do órgão estadual responsável :(
    Fiquei triste, SIM... DEMAIS.... Porém me disseram que foi este o parecer dos biólogos que estão acompanhando o caso.

    ResponderExcluir
  9. Olá,pra ver como são as coisas,só porque é Capital,aqui em POA ta um dilema o corte de arvores,que alguns estão até chamando de arbusto,enquanto ai em arambaré uma figueira centenária está nessa situação,é uma pena onde estão o "ambientalistas" numa hora dessas!

    ResponderExcluir
  10. Its such as you read my thoughts! You seem to understand a lot approximately this, like you wrote the book in it
    or something. I think that you simply can do with a few % to pressure the message home a bit, but instead of that, that is magnificent blog. A fantastic read. I'll certainly be back.

    Here is my web site :: cheap mac cosmetics
    Also see my web page: cheap mac makeup

    ResponderExcluir
  11. Just because name implies, these ugg boots are from Australia, which are crafted from twin-tier merino wool.
    Buy cheap UGG boots visit: When you are looking for purchasing these boots, world-wide-web retailers offer them with lower prices
    compared to those from local sellers. And reproductions
    may possibly appearance just like terrific.

    Also visit my web site - プラダ 財布

    ResponderExcluir
  12. Emu Boots sale around 50%, and should you pay for just two couples
    of uk uggs, many surplus treats will be offered. There
    are many types for babies, though the very top from the favorites list include:.
    As an outcome of peculiarity for the physical appearance of the
    boots, a whole lot of people will not want to put on them ahead of
    time of.

    Also visit my web-site ... prada

    ResponderExcluir