A maior figueira do Rio Grande do Sul

A maior figueira do Rio Grande do Sul
O IBAMA passou o problema para a FEPAM. Uma pergunta que fica, será que antes da queda de 30% da Figueira da Paz, uma solução será tomada.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

UM LUGAR TRANQUILO Á MODA ANTIGA

Arambaré é o Bar do Paulinho, assim como o Bar do Paulinho é Arambaré.

Ninguém vai a Arambaré sem conhecer o Bar do Paulinho, assim como ninguém vai ao Rio de Janeiro sem visitar o Corcovado, ou Copacabana.

Inaugurado em 12 de junho de 2004, o Bar do Paulinho segue o estilo antigo, oferecendo bebidas geladas, aperitivos saborosos, torradas, cheeseburgers e o inesquecível pastel gigante, que pode ser de frango, de queijo, de carne ou de pizza. Sim, só Paulinho faz pastel gigante de pizza, com recheio de pizza e que deveria vir acompanhado por uma almofada, porque é de comer de joelhos.

Durante o Carnaval Paulinho consegue uma licença da Prefeitura de Arambaré e outra da Brigada Militar para fechar a rua, para que todos possam brincar à vontade. Até aqui tudo é igual a qualquer bar, de qualquer parte do mundo. Mas tem mais !

Apreciar, sim. Vender, jamais!

No Bar do Paulinho o marcante é a decoração, feita por centenas de objetos presenteados por amigos, turistas e colecionadores. O acervo fez com que Paulinho se tornasse um colecionador. Ele coloca toda sua coleção em exposição permanente nas paredes e em diversos cantos do bar para que se possa apreciar, sim. Vender, jamais! Não são poucas as investidas dos clientes, pedindo para que Paulinho lhes venda uma ou outra peça da coleção. Mas ele é irredutível. Não se deixa corromper por dinheiro nenhum. A sua coleção é isso mesmo : a sua coleção. Sua amada coleção é dele, e estamos conversados. Já existem planos para aumentar a área do bar, porque há muitas peças da coleção que estão estocadas, para futura exposição.

Ensino aos jovens

Devido à qualidade do acervo de Paulinho, as escolas deveriam visitar seu bar, para que os muito jovens de hoje conheçam um toca-discos com vareta, que segurava até dez discos LP – e discos LP também são objetos arcaicos porque são os avós dos CDs.
E são os tataravós dos DVDs. Lá também tem um ancestral do MP 4, que é um rádio da marca Phillips, da Holanda. Esse rádio de válvulas tem mais de 50 anos e vivia ligado à tomada. Quando ligado, ele precisava de um certo tempo para aquecer as válvulas. Quando aparecia uma luz verde no visor, começava a funcionar. Tudo isso levava muito tempo, bem diferente da rapidez digital de hoje. Paulinho também se orgulha de seu relógio antigo, feito de antimônio, em caixa de madeira trabalhada à mão. Quando as escolas agendarem suas visitas ao acervo do Bar do Paulinho, estarão dando um grande ensino aos jovens. Tomar um refrigerante apreciando o acervo em que muitos objetos foram usados pelos seus pais, avós, certamente será uma visita difícil de esquecer. Apesar de assustar, o jacaré está empalhado.

Arambaré, por ser a mais bela praia da Costa Doce, é conhecida como a Terra das Figueiras. Agora que a nossa praia pode ser conhecida pelo Bar do nosso amigo Paulinho, o blog de Arambaré convida a todos os amantes da nossa Lagoa dos Patos a fazer uma visita ao Paulinho, só para se maravilhar com sua exposição. Se você puder levar um objeto para presentar o Paulinho, enriquecendo o seu acervo, Arambaré agradece.

Arambaré já está na letra da música de Kleiton & Kledir, mas é o Bar do Paulinho que a botou no mapa!

O endereço do Bar do Paulinho é Rua Justino Gonçalves da Silva, 305.

O máximo que poderá acontecer é o pessoal sair da visita meio tonto, mas de tanta informação que vai adquirir, toda ela relacionada à vida que se levava muitas décadas atrás. Confira nas fotos um pouco do bar.











4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, vou a Arambaré conhecer o bar do Paulinho.
    Marta e Junior de Santa Maria-RS

    ResponderExcluir
  2. conheço este bar! é maravilhoso! parabens a vcs ´por ter colocdo o bar do paulinho no blog.

    ResponderExcluir
  3. paulinho um cara maneiro e tradicional do lugar
    tentei negociar com ele uns canecos mas o cara bateu o pé e nao negociou
    estou indo ai este ano e vou levar umas
    paradas antigas pra ele colocar na sua coleçao.
    abraços galera e que deus ilumine vcs todos de aramba!
    julio costichi!

    ResponderExcluir
  4. Show de bola o bar do Paulinho, gostei muito da decoração. Excelente atendimento pelo Paulinho, cervela gelada e ótimos lanches!
    Professor America, de Canoas-RS.

    ResponderExcluir