A maior figueira do Rio Grande do Sul

A maior figueira do Rio Grande do Sul
O IBAMA passou o problema para a FEPAM. Uma pergunta que fica, será que antes da queda de 30% da Figueira da Paz, uma solução será tomada.

sábado, 31 de outubro de 2009

Descoberta Científica em Arambaré

Foi descoberta uma nova espécie do gênero Liolaemus do Rio Grande do Sul, Brasil.
A morfologia da nova espécie, L. arambarensis sp. nov, é comparada às espécies de Liolaemus do grupo “wiegmannii.”.
Liolaemus arambarensis é um pequeno lagarto de areia, habitante dos ambientes de restingas da Laguna dos Patos e endêmico destes locais. Tem cerca de 56 mm de comprimento e apresenta uma camuflagem ao ambiente, confundindo-se com a areia. Alimenta-se basicamente de insetos, aranhas e material vegetal.
Apresenta uma reprodução ovípara entre os meses de agosto e março.
Esta espécie foi registrada por PETERS & DONOSO-BARROS (1970) e citado novamente por LEMA (1994), como sendo Liolaemus wiegmannii (Duméril & Bibron, 1837).
Esta determinação foi revista, pois se verificou diferenças marcantes no tamanho corporal, desenhos do corpo e lepidose, resultando na descrição de uma nova espécie para o Rio Grande do Sul encontrada em Arambaré.
A descoberta foi feita pela Doutora e Professora Laura Verrastro que possui Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas - Universidad de La República Oriental Del Uruguay (1986), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001).
Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Editor Associado da revista Iheringia - Série Zoologia e . Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Lagartos, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, Liolaemus, dieta, sazonalidade e comportamento reprodutivo, ecologia termal.
Também atua na área de sistemática com ênfase na filogeografia dos lagartos do sul do Brasil. Orienta em répteis em geral e em comportamento e biologia de anfíbios (Anura) em pós-graduação e iniciação científica.
No site, http://www.bioone.org/doi/abs/10.1655/0018-0831(2003)059[0105:ANSOLF]2.0.CO;2 , você tem mais detalhes sobre o nosso nativo.
Vamos as fotos:

Adult specimens of Liolaemus arambarensis from Arambaré, Rio Grande do Sul, Brazil (left female, UFRGS 2951, SVL = 55.85 mm; right male, UFRGS 2902, SVL = 59.84 mm = holotype).

Habitat at the type locality of Liolaemus arambarensis at Arambaré, RS, Brazil; note the sandy soil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário