A maior figueira do Rio Grande do Sul

A maior figueira do Rio Grande do Sul
O IBAMA passou o problema para a FEPAM. Uma pergunta que fica, será que antes da queda de 30% da Figueira da Paz, uma solução será tomada.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Descoberta Científica em Arambaré

Foi descoberta uma nova espécie do gênero Liolaemus do Rio Grande do Sul, Brasil.
A morfologia da nova espécie, L. arambarensis sp. nov, é comparada às espécies de Liolaemus do grupo “wiegmannii.”.
Liolaemus arambarensis é um pequeno lagarto de areia, habitante dos ambientes de restingas da Laguna dos Patos e endêmico destes locais. Tem cerca de 56 mm de comprimento e apresenta uma camuflagem ao ambiente, confundindo-se com a areia. Alimenta-se basicamente de insetos, aranhas e material vegetal.
Apresenta uma reprodução ovípara entre os meses de agosto e março.
Esta espécie foi registrada por PETERS & DONOSO-BARROS (1970) e citado novamente por LEMA (1994), como sendo Liolaemus wiegmannii (Duméril & Bibron, 1837).
Esta determinação foi revista, pois se verificou diferenças marcantes no tamanho corporal, desenhos do corpo e lepidose, resultando na descrição de uma nova espécie para o Rio Grande do Sul encontrada em Arambaré.
A descoberta foi feita pela Doutora e Professora Laura Verrastro que possui Graduação em Licenciatura em Ciencias Biológicas - Universidad de La República Oriental Del Uruguay (1986), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001).
Atualmente é professora Adjunto II da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Editor Associado da revista Iheringia - Série Zoologia e . Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ecologia de Lagartos, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, Liolaemus, dieta, sazonalidade e comportamento reprodutivo, ecologia termal.
Também atua na área de sistemática com ênfase na filogeografia dos lagartos do sul do Brasil. Orienta em répteis em geral e em comportamento e biologia de anfíbios (Anura) em pós-graduação e iniciação científica.
No site, http://www.bioone.org/doi/abs/10.1655/0018-0831(2003)059[0105:ANSOLF]2.0.CO;2 , você tem mais detalhes sobre o nosso nativo.
Vamos as fotos:

Adult specimens of Liolaemus arambarensis from Arambaré, Rio Grande do Sul, Brazil (left female, UFRGS 2951, SVL = 55.85 mm; right male, UFRGS 2902, SVL = 59.84 mm = holotype).

Habitat at the type locality of Liolaemus arambarensis at Arambaré, RS, Brazil; note the sandy soil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário